País mais populoso:
China 1,273,111,290
Maior país:
Russia 16,995,800 sq km
Ponto mais alto:
Mt. Everest 8850m
Rio mais longo:
Rio Yangtze, China
6,378 km
Maior lago:
Mar Casoio
394,299 sq km
Maior Deserto:
Deserto de Gobi, Mongolia/China
1,040,000 sq km
Maior e mais populoso dos continentes, a Ásia limita-se ao norte com o oceano Ártico e a oeste com a Europa, através da costa mediterrânea da Turquia, dos estreitos de Bósforo e dos Dardanelos, dos mares Negro, Cáspio e de Azov, do rio Kuma e dos montes Urais; e com a África, pelo istmo de Suez, o mar Mediterrâneo e o mar Vermelho. Ao sul, o continente limita-se com o oceano Índico e a leste com o mar de Bering, que a separa da América, e os mares do Japão, Amarelo, da China Oriental e da China Meridional, todos no oceano Pacífico.
Geografia política
Aspectos naturais
Relevo: Distinguem-se dois grandes conjuntos de cordilheiras: o primeiro estende-se da Anatólia até o Pamir, compreendendo, entre outras grandes cadeias, as montanhas do Cáucaso, os montes Zagros, o Hindu Kush, o Kolima e o monumental maciço do Himalaia. A outra linha de cordilheiras é formada pelos montes Urais e pelas montanhas de Nova Zembla. Ao sul, existem planaltos e planícies importantes, como os planaltos da Arábia, do Irã e do Deccan, e as planícies da Mesopotâmia e os vales do Indo e do Mekong.
A região central é ocupada pelos planaltos do Tibet e da Mongólia, as estepes do Casaquistão e do Quirguistão, o deserto de Gobi e as planícies do norte da China. Ao norte, a região é composta pela planície siberiana e pelo planalto de Kolima.
Hidrografia: O norte do continente é cortado pelos grandes rios siberianos, como o Ob, o Ienissei, o Lena e o Kolima, que deságuam no oceano Ártico e permanecem congelados durante a maior parte do ano. Na Ásia central, encontram-se bacias interiores, como a do Tarim, no noroeste da China, e os rios Amu Daria e Sir Daria, que se lançam no mar de Aral.
Nas regiões meridionais e orientais localizam-se os maiores e mais importantes rios asiáticos, como o Amarelo e o Yangzi na China; e o Brahmaputra, Ganges e Indo, na Índia. Na Ásia ocidental, ou Oriente Médio, os rios mais importantes são o Tigre e o Eufrates.
Clima: Há quatro tipos de clima: o siberiano, o mediterrâneo, o desértico e o das monções. O clima siberiano estende-se por toda a larga faixa setentrional, e se caracteriza pelos longos invernos, que chegam a durar mais de oito meses. Na região litorânea da Anatólia predomina o clima mediterrâneo. No interior do continente, o clima é desértico, muito quente e seco durante o dia e frio à noite. O regime das monções determina as condições climáticas das regiões meridionais e orientais.
Flora e fauna: A cobertura vegetal do continental, ao norte, é constituída pela tundra. Ao sul dessa área, encontra-se a região da taiga, coberta por bosques de coníferas. Estepes e grandes regiões desérticas predominam no sul da Sibéria e na Ásia central. As chuvas periódicas na Ásia das monções (Índia, China, Indochina, Indonésia) favorecem o desenvolvimento de florestas tropicais e da vegetação de savana.
A vida animal do continente asiático é muito rica. Ursos-brancos, renas e diversos animais de peles raras (focas, martas, lontras, arminhos) deslocam-se para a região da tundra no verão, vindos da zona da taiga, onde vivem alces, cervos, ursos-pardos, linces e lebres.
Nas estepes e nos desertos habitam antílopes, gazelas, cabras, ovelhas, camelos, lobos, hienas e vários tipos de répteis. Leopardos e marmotas são encontrados nas terras altas da Ásia central, enquanto aves tropicais, diversas espécies de ursos e tigres habitam a área de monções. Na Índia, vivem também elefantes, crocodilos e cobras.
Aspectos demográficos
Língua: Os mais importantes grupos lingüísticos são o eslavo (russo), o japonês, o coreano, as línguas semíticas (árabe na península arábica, hebraico em Israel), o iraniano, as línguas indo-arianas do Hindustão, as dravídicas do sul da Índia, as sino-tibetanas (chinês), as malaio-polinésias, e as austro-asiáticas (vietnamita).
Estrutura demográfica: Há grande concentração demográfica nas áreas das grandes planícies da China, no vale do Ganges e no litoral do Deccan (Índia), no delta do rio Mekong (Indochina), no arquipélago do Japão, e na ilha de Java. Já a Sibéria e a Ásia central são praticamente despovoadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário